Se você tem sentido dor no estômago, azia, náuseas constantes ou dificuldades
para engolir, a endoscopia pode ser a chave para o diagnóstico correto. Não adie mais! Cuide de sua saúde digestiva com um exame simples, rápido e preciso.
Se você tem sentido dor no estômago, azia, náuseas constantes ou dificuldades para engolir, a endoscopia pode ser a chave para o diagnóstico correto. Não adie mais! Cuide de sua saúde digestiva com um exame simples, rápido e preciso.
A endoscopia digestiva alta é um procedimento geralmente bem tolerado, mas uma das dúvidas mais comuns dos pacientes é se o exame é doloroso. A resposta é não! O paciente recebe uma anestesia tópica oral e sedação venosa leve, tornando o procedimento bem tolerável pela maioria das pessoas. Após o exame, apesar de não ser comum, podem ocorrer leve desconforto na garganta pela passagem do aparelho, ou leve desconforto gástrico, consequente a insuflação de ar, ambos passageiros. Embora o exame não seja doloroso de maneira geral, a percepção de desconforto pode variar de pessoa para pessoa.
A endoscopia digestiva alta deve ser realizada quando há sintomas como dor abdominal persistente, azia, dificuldade para engolir, sangramento gastrointestinal, náuseas, vômitos, perda de peso inexplicada ou histórico familiar de câncer gastrointestinal. A indicação do exame deve sempre ser feita por um médico, que avaliará os sintomas e o histórico do paciente.
A endoscopia digestiva alta geralmente dura entre 5 e 15 minutos. O tempo pode variar dependendo do motivo do exame e da complexidade do caso, mas, de maneira geral, o procedimento é rápido. O paciente pode ser sedado para maior conforto, o que pode prolongar um pouco o tempo total, incluindo a recuperação após o exame.